O climatério é o período de transição entre o período reprodutivo da mulher e a menopausa. Nessa fase, a ovulação acontece de forma irregular - e a qualidade dos óvulos fica bastante comprometida.
Sim, há chance de engravidar no climatério, mas é preciso destacar que as possibilidades são muito remotas.
Casos em que mulheres engravidam após os 50 anos, muitas vezes, são vistos como um “choque”, pois acredita-se que a gradidez nessa idade, de forma natural, seja algo impossível.
Em um cenário como este, não podemos falar de regras ou isso pode ou não pode acontecer. É preciso levar em conta uma série de fatores, como o estilo de vida da mulher, se a ovulação ainda acontece de forma regular e avaliar a qualidade desses óvulos.
Para as mulheres que desejam ter uma gestação tardia, o mais recomendado é fazer o congelamento dos óvulos, preferencialmente até os 35 anos, permitindo assim conservar os óvulos saudáveis para realizar no futuro uma fertilização in vitro.
De forma geral, mesmo que seja algo bastante raro, é possível sim engravidar durante o climatério. É preciso lembrar que a gestação nessa fase é de alto risco, tanto para a mãe quanto para o bebê e um acompanhamento médico é indispensável durante toda a gravidez.
Dúvidas sobre esse tema? Comente este post