Ter corrimento é absolutamente normal, mas a mulher deve ficar atenta, já que alguns aspectos dele podem indicar que algo não está certo com o organismo. A ginecologista da Conceptmed, Dra. Marcia Barbosa, explica algumas características do corrimento que podem indicar uma doença:
Coloração diferente na secreção, com tons de amarelo, verde, cinza ou com a presença de sangue;
Cheiro forte ou desagradável;
Consistência mais densa;
Um aumento na quantidade que você está acostumada;
A secreção apresentar grumos, como se tivesse pequenos ‘pedaços’ nela;
Presença de pus;
Você sentir algum tipo de coceira, ardência ou dor na região íntima.
Se você observar alguma dessas características, ou qualquer outra alteração em relação ao que está acostumada com o seu corrimento, busque aconselhamento médico. Você já ouviu falar em melanose solar? A “mancha senil”, como são popularmente chamadas, costumam aparecer em pessoas com idade mais avançada. Mas, segundo a nossa dermatologista, Dra. Leandra Camini, elas não são condicionadas à idade, e sim à exposição solar ao longo dos anos.
A radiação ultravioleta emitida pelo sol age estimulando os melanócitos, que são as células responsáveis por determinar a coloração da pele. Por isso ocorre o surgimento das manchinhas em tom mais escuro. ?
A melanose solar é uma lesão benigna, ou seja, não representa riscos à saúde. Por isso, adote cuidados como o uso de protetor solar para afastar esse e outros problemas mais sérios.?