Diabetes: como a doença interfere na saúde da pele?


Além de suas implicações bem conhecidas na regulação dos níveis de açúcar no sangue, o diabetes pode ter um impacto significativo na saúde da pele. De acordo com a nossa dermatologista, Dra. Leandra Camini, a pele seca e com coceira é uma queixa comum em pacientes diabéticos, devido à desidratação causada pela micção frequente. Em alguns casos, pode ocorrer rachaduras na pele, gerando dor e desconforto.
 
A pele pode ser afetada pela dermopatia diabética, caracterizada por manchas castanhas ou vermelhas, comuns nos membros inferiores, que não costumam causar sintomas, mas podem ser um indicador da presença da doença. Além dela, a Acantose Nigricans, manchas escuras e com textura aveludada, também pode se manifestar e costuma ser mais frequente no pescoço, nas dobras de pele, na região das axilas e também nas pernas.
 
Para evitar que o diabetes cause danos à pele, é preciso ter uma rotina de acompanhamento com o dermatologista, tratando cada caso de forma individualizada. Claro, é fundamental manter a doença controlada, garantindo uma vida mais saudável e com qualidade.











fale conosco