Fotoproteção para crianças e adolescentes


 
 
Você sabe como cuidar a pele do seu filho durante o período de maior exposição ao sol? De acordo com nossa dermatologista e pediatra especialista pela da SPRS e SBD, Ana Paula Dornelles Manzoni, é necessário escolher o protetor solar de acordo com a idade da criança.
 
A especialista ressalta que os recém-nascidos não podem usar nenhum tipo protetor solar até os 6 meses de vida, e só devem ser expostos ao sol em situações pontuais, e com a indicação do pediatra. Quanto à preocupação com a vitamina D, nesta faixa etária a criança estará recebendo a dose necessária através do leite materno, ou de complexos vitamínicos prescritos pelo pediatra - afirma Ana Paula.
 
À medida que as crianças vão crescendo, a pele vai se tornando paulatinamente mais resistente à absorção de determinadas substâncias e a alergias, mas sempre é necessário escolher fotoprotetores específicos para a faixa etária. São recomendados os protetores predominantemente minerais, ou físicos, e que contenham indicações como “pediátrico”, “bebê” ou “kids”.
 
Já os adolescentes, em virtude dos hormônios, tendem a ter uma pele mais oleosa. Neste caso, a sugestão é escolher protetores que sejam livres de óleos ou em gel, dando um toque mais seco à pele. Nesta fase, a preocupação com alergias e absorção de substâncias diminui, possibilitando o uso de produtos mais químicos, que tendem a ter uma cosmética mais agradável.
 
Segundo a médica, deve-se evitar exposição entre 10h e 16h, usar sempre chapéus, óculos de sol, e, de preferência, roupas com proteção UV, para cobrir o máximo possível a pele da criança.
 
Autora: Dra. Ana Paula Manzoni, dermatologista SBD-RS.
 











fale conosco